Windows Live Wave 3: o novo cabeçalho


Post completamente “fresco”, talvez até desnecessário, mas mesmo assim curioso.

Os serviços e sites Windows Live tentam, há muito, manter uma unidade visual. Não sei o termo técnico que designers dão a isso, só sei que é essencial para o sucesso de um marca. Alguém aí, por exemplo, não reconhece uma página da Google quando a vê? Pois então, é disso que falo.

No caso dos sites Windows Live, a tonalidade azul e o cabeçalho padrão são marcas quase-registradas. O cabeçalho já sofreu uma alteração, e hoje, lendo o LiveSide, vi que outra, a mais diferente de todas, está a caminho. Antes, porém, vamos recaptular as anteriores?

Confiram a primeira:

Na boa? Horrível. A orb é de baixa qualidade, há muito espaço vago e nenhuma personalidade.

Passado algum tempo do lançamento da Windows Live, veio o segundo cabeçalho, junto com a que os gringos chamam de “Wave 2″ (onda 2, segunda leva, qualquer coisa do tipo):

Tivemos uma melhora significativa. O aspecto glass caiu muito bem, a inclusão de links no meio também foi bem-vinda, mesmo tudo ainda parecendo bastante amador.

O novo cabeçalho, que ainda é Milestone 1 (ou seja, pode sofrer modificações) e não sei quando dará o ar da graça para todo mundo, como dito acima, é beeeeeeem diferente. Confiram (e cliquem para ampliar):

As mudanças são várias, portanto, vamos listá-las, seguindo os pontos abordados pelo LiveSide:

  • Sem “orb”: Finalmente. Ou coloca um decente (leia-se com boa qualidade), ou tira logo. A idéia, porém, é aproximar a Windows Live do MSN, tornando a alternância entre as… as “esferas” mais cômoda e simples para o usuário comum;
  • Imagem de fundo personalizável: a única novidade que não gostei. A idéia de unidade visual pode ir para o saco por isso, ainda mais se a Microsoft liberar geral, e permitir que qualquer foto/coisa seja colocada ali. Por mim, ficava padrão, sem frescuras;
  • Pesquisa: menos intrusiva, mais bonita – e sem aquele botão verde horrível;
  • Sem nomes de produtos: mais uma jogada para usuários leigos, e também para deixar as coisas mais naturais. Ao invés de “Hotmail”, simplesmente “Mail”, por exemplo. Nota-se a ausência do Spaces, ou, como cogitam, a divisão do serviço em dois: “People” (pessoas) e “Photos” (fotos). Será?

Todas essas novidades no cabeçalho, especialmente o link “Profile” (perfil) em destaque, demonstram uma preocupação evidente da Microsoft em fortalecer a idéia de rede social. Fica a dúvida, já dita acima, se teremos uma reformulação agressiva na Live, ou se será apenas (mais) jogada de marketing para promover o Live Spaces.

Ah sim, antes que me esqueça, tomara que, dessa vez, todos os serviços mudem. Afinal, entrar na Wave 3 tendo alguns serviços com o cabeçalho da Wave 1 ficaria bem feio…

Fonte: WinAjuda

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: