Scanner que “tira” roupa de passageiros causa polêmica nos EUA


Dez aeroportos norte-americanos, incluindo os de Nova York e Los Angeles, estão instalando scanners capazes de ver através da roupa dos passageiros.

As cabines transparentes são fechadas por completo ao redor do passageiro e emitem “ondas milimétricas” que atravessam a tela da roupa em busca de metais, cerâmicas, plásticos, materiais químicos ou explosivos.

Reprodução
Imagem do site da União de Liberdades Civis dos EUA mostra captura de um scanner
Imagem do site da União de Liberdades Civis dos EUA mostra captura de um scanner

A imagem em três dimensões, exibida para um agente em um compartimento separado e fechado, distorce o rosto da pessoa para que ela não seja reconhecida, de acordo com o governo dos EUA. A operação dura apenas alguns segundos e o objetivo é substituir a revista manual.

Genitais

Barry Steinhardt, diretor do programa “tecnologia e liberdades” da associação de defesa das liberdades (ACLU, na sigla em inglês), afirma que “as pessoas nem imaginam a que ponto as imagens são gráficas”. Ele diz ser possível distinguir claramente o corpo do passageiro, suas formas e até mesmo suas genitais.

A associação destaca em seu site que o aparelho “revela detalhes altamente pessoais do corpo, como rastros de cirurgia de mama, bolsas colocadas após a extirpação do cólon, implantes de pênis, catéteres, o tamanho do busto das mulheres e do órgão genital masculino”.

Lara Uselding, do departamento de Transporte, alega os passageiros poderão escolher “entre a imagem corporal e a revista física” direta tradicional. O governo norte-americano prevê a instalação de mais 30 aparelhos antes do fim do ano. Na Europa, o aeroporto Schiphol, de Amsterdã, já utiliza esse tipo de scanner.

Fonte: Folha Online

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: