Saiba mais sobre o Bluetooth


Caros leitores, vocês já imaginaram como nossa vida seria mais fácil se pudéssemos suprimir os cabos usados para comunicação entre vários dispositivos do computador? Pois bem, não podemos considerado essa idéia como um sonho, pois existe um padrão para comunicações sem fio que permite isso. Seu nome é “Bluetooth”.

A idéia original surgiu em 1994 quando a companhia de telecomunicações Ericsson iniciou um estudo para verificar a possibilidade de criar uma interface de baixo consumo e baixo custo para interligar seus telefones celulares com os respectivos acessórios sem o uso de cabos. Em fevereiro 1998, cinco companhias: Ericsson, IBM, Nokia, Intel e Toshiba formaram um grupo de estudos para viabilizar a idéia original. Neste grupo estavam representados dois líderes em telefonia móvel, dois líderes em fabricantes de laptops e um líder em tecnologia para processamento digital de sinais. Desde o grupo original até os dias atuais milhares de companhias já se uniram ao grupo que promove a difusão da tecnologia Bluetooth. Nomes como HP, 3Com, Lucent, Microsoft, Motorola, etc. fazem parte do grupo.

O nome Bluetooth, cuja tradução literal para o português seria “dente azul”, veio de Harald Bluetooth, rei viking do século X que em sua época conseguiu unir os reinos da Dinamarca e da Noruega. Hoje a tecnologia Bluetooth consegue unir os campos da computação e das telecomunicações.

Toda tecnologia Bluetooth é incorporada a microchips que possuem um dispositivo de comunicações conhecido como transceiver, ou seja, podem transmitir e receber dados. Assim que um chip com Bluetooth é incorporado a um dispositivo este passa a se comunicar com outro dispositivo com chip Bluetooth de maneira automática e sem a necessidade de cabos. Assim podemos dizer que a tecnologia Bluetooth foi desenvolvida para revolucionar o modo com que nos comunicamos e conectamos dispositivos entre si. A comunicação pode ser feita a distância curtas com alcance de 10 metros, mas pode chegar a 100 metros com o uso de amplificadores adequados, além de permitir comunicação entre dispositivos com obstáculos entre si, como paredes, por exemplo.

Como resultado, podemos esperar uma fusão entre os mundos da Internet, computação móvel, telefonia móvel é até aparelhos de controle remoto usados em nossos lares. É até difícil imaginar um mundo tão interconectado como será o que usa a tecnologia Bluetooth. Uma das maiores vantagens da tecnologia é fato de que os dispositivos equipados com os chips Bluetooth podem se reconhecer mutuamente sem a necessidade de interação humana. Isto, é claro, desde que estejam em sua área de alcance.

Infelizmente, a oferta de dispositivos ainda se resume a produtos para celular. Espero que em um futuro próximo os fabricantes de equipamentos de informática resolvam aproveitar melhor essa tecnologia.

Fonte: GuiadoPC

Anúncios

Uma resposta

  1. Tahnks for posting

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: